terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alteração na volta às aulas

As férias da criançada continuam. E parece que esse vírus da gripe A está deixando os pais de cabelos em pé com toda essa alteração na rotina de volta as aulas.
E essa preocupação deve ser também quando elas realmente voltarem, na maioria das escolas a partir de segunda-feira que vem (17), pois no convívio em ambientes fechados o risco de contrair a gripe é maior.
De acordo com o Dr. Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista da SPPT, quando há uma criança com gripe na sala de aula, o contágio para as outras é praticamente inevitável. “A criança vai tossir, espirrar e acabará passando para os outros. No caso dos menores, as chances aumentam, pois há maior interação entre eles, com as idas ao recreio e ao banheiro juntos e grande contato durante as brincadeiras”, alerta
Caso tenha algum sintoma, é recomendável que a criança fique em casa e procure por orientação médica. E os pais e educadores devem fazer recomendações aos filhos /alunos para que tenham um cuidado especial com a higiene, lavar as mãos periodicamente, evitar encostá-las nas mucosas como boca, nariz e olhos e usar lenços ao tossir e espirrar.
Outra dica importante do Dr. Clystenes é aos pais, “Para eles, a orientação fundamental é que jamais dêem antibióticos, porque esse tipo de medicação pode prejudicar ainda mais a saúde do filho”, registra. Observar se não há sinais de complicação, como febre muito elevada, desconforto respiratório e tosse com muito catarro, também é importante, pois indica a necessidade de uma consulta médica.

Fiquem atentos ao volta às aulas papais e educadores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário