O verão é a estação que registra mais acidentes relacionados a esporte e lazer envolvendo crianças e adolescentes. “São inúmeros os casos de atendimento no pronto-socorro por conta da imprudência durante a diversão. Alguns, inclusive, bastante graves”, diz o médico ortopedista Gilberto Anauate, chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula.
Anauate diz que o uso inadvertido de patins, bicicleta e skate faz a maioria das vítimas. “Não há dúvida de que é uma delícia poder acordar mais tarde nas férias e passar o dia brincando e praticando esportes. Mas não devemos negligenciar os equipamentos de proteção – sem contar que é necessário ter um mínimo de habilidade para fazer uso desses brinquedos. Basta um momento de distração para se ter um braço ou uma perna quebrada”.
Na opinião do especialista, os pais devem providenciar para que seus filhos tenham todos os equipamentos de segurança necessários e se certificar de que façam bom uso deles. “Quem deu uma bicicleta para a criança no Natal e se esqueceu de comprar também um capacete, joelheiras e cotoveleiras, deve correr à loja mais próxima e adquirir esses acessórios. De outro modo, tudo o que fez foi dar mais uma possibilidade de a criança se acidentar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário