segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Choro de bebê: saiba decifrar as cólicas


Toda vez que um bebê chora sem parar a primeira suspeita para o motivo do choro é a tão chata e frequente cólica, mas como identificar e até mesmo prevenir esse problema? Cerca de 15% dos recém-nascidos têm cólicas, e para ter certeza  os pais têm que ficar atento aos movimentos, por que nesse caso o bebe costuma mexer bracinhos, perninhas,  tronco e a boca, parecendo querer mamar, mesmo que tenha sido alimentado há pouco tempo e esteja sem fome.

As cólicas costumam acontecer em bebes até os três meses de idade, sendo mais comuns naqueles alimentados com leite artificial, devido à imaturidade do sistema digestivo do bebê, que não absorve o líquido adequadamente, o que provoca contrações intestinais. A mamadeira por conta do ar que entra durante a sucção também pode causar dores.

Por isso o leite materno é o melhor alimento para seu filho, já que impede o crescimento bacteriano, evitam cólicas e estimulam o funcionamento do intestino. Mas a mãe deve ter cuidado com a própria alimentação, excesso de açúcar e cafeína, por exemplo, pode ser prejudicial. Mas vale ressaltar que a cólica não é a única causa de choro do nenê. Ele pode chorar também de fome, frio, calor, por incômodo provocado por roupa e insegurança. Fatores emocionais também podem acarretar choro. A mãe que aparenta muita insegurança, ansiedade ou medo passa isso para o bebê e pode deixá-lo incomodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário