quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Excesso de peso pode aumentar acnes em meninas

Garotas adolescentes com excesso de peso ou obesidade têm mais propensão para desenvolver as temidas espinhas (acnes) se comparadas com meninas com peso normal. É a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Oslo, na Noruega, e publicada na revista científica Archives of Dermatology.

Após analisarem 3.600 adolescentes, os cientistas constataram que o índice de acne é de 13% em meninas com peso normal, enquanto que nas obesas ou com excesso de peso esse percentual sobe para 19%. Nos garotos analisados, o índice não teve alteração entre os de peso normal e os que estão acima do peso. Ou seja, o problema é exclusivo do sexo feminino.

Os cientistas acreditam que o problema ocorre porque os andrógenos excessivos decorrentes da obesidade têm efeito aditivo na acne em garotas. Outro fator pode ser que o efeito psicológico de estar acima do peso é maior em garotas do que em garotos, o que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse. Em excesso, esses hormônios aumentariam as espinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário