terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Crianças devem consumir panetones com moderação



Uma pesquisa realizada pela Fundação PROTESTE detectou grande quantidade de sódio nos panetones encontrados nos mercados, e não recomenda o consumo frequente por crianças. Eles contêm mais de 30% do sódio que uma criança deve ingerir em um dia. O menos nocivo, com até 15% do Valor Diário, foi o chocotone da Guanabara. Mesmo assim, esse teor é alto.  Os níveis de gordura saturada verificados também chegaram a esse patamar. Somente os panetones dos dois tipos das marcas Bom Preço, Laura, Santa Edwiges e, em especial, Vincenza e Guanabara apresentaram quantidades menores. Os mais calóricos foram os chocotones Bom Preço e Santa Edwiges, com 324 Kcal. Os menos calóricos foram os panetones e chocotones Laurattone, com 256 e 268 Kcal, respectivamente.

Também foi analisado o mini panettone Ana Maria, voltado para crianças (4 a 6 anos). O produto apresenta elevados teores de gordura e sódio, além de ser altamente calórico. A PROTESTE constatou que os valores de gordura saturada e de sódio chegam a 38% e a 37% do VD, respectivamente. Ou seja, esse pequeno panetone deve ser consumido com bastante moderação, principalmente nesta época do ano em que excessos são comuns.
A instituição analisou as informações da rotulagem de 32 panetones, metade de frutas e a outra parte com gotas de chocolate, incluindo marcas tradicionais como Bauducco, Nestlé e Visconti.  A recomendação da PROTESTE é que devido a qualidade nutricional, esses produtos sejam consumidos com moderação e esporadicamente.


Fonte: Fundação PROTESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário