terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estimule a criança a cuidar do meio ambiente

Desde pequeno você deve estimular seu filho a cuidar do meio ambiente e a ter um consumo sustentável, já que com isso ele está cuidando do próprio futuro também. As crianças são por si só consumistas, gastam milhares de fraldas descartáveis, tv ligada durante horas, gasto de água, brinquedos de plástico entre tanta outras coisas, isso sem contar quando crescem e qualquer ida ao supermercado é motivo para "mãe, compra?" e controlar essa mania não é fácil. Isso deve ser trabalhado devagar e com muita paciência. O segredo de tudo está no exemplo que os pais dão, que é no que os filhos sempre se espelham.
Reunimos algumas dicas para que você possa estimular seu filho a preservar o meio ambiente. (Algumas atividades podem ser feitas a partir do 1° ano de vida)
- Ensine seu filho a plantar uma árvore ou simplesmente uma plantinha. Aproveite a oportunidade para que ele possa cheirar, tocar e sentir a grama, a terra, a semente e explique que tudo isso tem vida e que faz parte da mãe natureza.
- Ao contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará).

- Quando seu filho estiver desenhando, estimule-o a usar os dois lados do papel.

- Ensine-o a desligar a torneira enquanto escova os dentes ou apagar a luz do cômodo quando não tiver ninguém.

- Construa brinquedos de sucata.

- Ensine a cultivar hortas em garrafa pet. Basta decorar o fundo de garrafa, colocar uma plaquinha e acompanhar o crescimento do tempero, como por exemplo cebolinha, hortelã ou manjeiricão. Mostre que, depois, essas ervas serão utilizadas no preparo de saladas e chás.

- Estimule o uso da garrafinha de água ao invés de copos descartáveis.

-No supermercado, deixe que as crianças o ajudem a descobrir produtos com embalagens que tenham o símbolo da reciclagem, que não agridem os animais e contribuem para um projeto de preservação. Aproveite para explicar a importância de comprar frutas para fazer sucos em vez de refrigerantes - você pode até propor experiências de sabores: tangerina com limão, manga com melão, entre outros. É um ótimo exercício de consumo responsável.

- Peça ajuda das crianças para separar o lixo e leve-o com você até um ponto de coleta.

São atitudes simples que vão fazer uma diferença enorme para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário