
Reunimos algumas dicas para que você possa estimular seu filho a preservar o meio ambiente. (Algumas atividades podem ser feitas a partir do 1° ano de vida)
- Ensine seu filho a plantar uma árvore ou simplesmente uma plantinha. Aproveite a oportunidade para que ele possa cheirar, tocar e sentir a grama, a terra, a semente e explique que tudo isso tem vida e que faz parte da mãe natureza.
- Ao contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará).
- Quando seu filho estiver desenhando, estimule-o a usar os dois lados do papel.
- Ensine-o a desligar a torneira enquanto escova os dentes ou apagar a luz do cômodo quando não tiver ninguém.
- Construa brinquedos de sucata.
- Ensine a cultivar hortas em garrafa pet. Basta decorar o fundo de garrafa, colocar uma plaquinha e acompanhar o crescimento do tempero, como por exemplo cebolinha, hortelã ou manjeiricão. Mostre que, depois, essas ervas serão utilizadas no preparo de saladas e chás.
- Estimule o uso da garrafinha de água ao invés de copos descartáveis.
-No supermercado, deixe que as crianças o ajudem a descobrir produtos com embalagens que tenham o símbolo da reciclagem, que não agridem os animais e contribuem para um projeto de preservação. Aproveite para explicar a importância de comprar frutas para fazer sucos em vez de refrigerantes - você pode até propor experiências de sabores: tangerina com limão, manga com melão, entre outros. É um ótimo exercício de consumo responsável.
- Peça ajuda das crianças para separar o lixo e leve-o com você até um ponto de coleta.
São atitudes simples que vão fazer uma diferença enorme para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário