sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vacina GSK Gratuita

A vacina escolhida pelo Ministério da Saúde para proteger contra a bactéria do pneumococo, tem gerado uma série de debates entre os especialistas. É que estão havendo algumas controvérsias sobre a validade dela.
Alguns dos problemas encontrados na vacina Synflorixsão, procuzida pela GSK, por exemplo, que ela ainda não foi aprovada pela FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA), também não foi incluida em nenhum calendário oficial além do Brasil. Outro fator importante é que ela não tem efeito comprovado contra o tipo mais comum de pneumonia (chamada de pneumonia não invasiva). Além de também usar uma proteína carreadora (D), necessária em vacinas conjugadas, que, segundo os médicos, não é utilizada em nenhuma outra vacina já fabricada.
Apesar de todos os contras, a vacina segundo os especialistas deve ser bem vinda. "Claro que é importante ter uma vacina contra o pneumococo no nosso programa nacional de imunizações, mas precisamos questionar a validade disso", completa Ana Lúcia Andrade, epidemiologista, do departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário