domingo, 4 de outubro de 2009

Você sabe quando surgiu o Dia das Crianças?

O historiador Ricardo Barros explica que a data foi criada em 1924, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, quando o presidente da República era Arthur Bernardes. Naquela época o mercado brasileiro não era tão dinâmico e o Dia das Crianças não era comemorado como nos dias de hoje.

Na década de 1960 a coisa mudou. Observando que a data poderia ser utilizada comercialmente e render bons lucros, a fábrica de brinquedos Estrela e a indústria Johnson & Johnson se uniram para lançar a “Semana do Bebê Robusto”. Durante essa semana se exaltava a saúde das crianças e sua aparência física, que poderia ser melhorada, é claro, com os produtos da Johnson & Johnson e com o acalento dos brinquedos da Estrela. A partir dessa campanha, outras empresas aderiram à data para aumentar suas vendas e, atualmente, o Dia das Crianças responde por uma considerável fatia das vendas das lojas, só perdendo para o Natal e para o Dia das Mães.

Em Portugal, o Dia das Crianças é comemorado em 1º de junho, na Índia, em 15 de novembro, no Japão e na China, escolheu-se o 5 de maio. Outros países comemoram em 20de novembro, data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário