domingo, 5 de setembro de 2010

Proteja seus filhos no trânsito: use cadeirinha adequadamente


Se você ainda não aderiu à cadeirinha para o transporte das crianças, preste atenção nestes números alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, 6 mil  menores de 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizados por ano por causa de acidentes e as vítimas do trânsito violento das nossas cidades ajudam a engrossar as estatísticas. As colisões com vítima são mais comuns em ruas de pouco movimento e com baixo limite de velocidade. “Um carro que bate a 50 km/h multiplica por até 50 vezes o peso de quem está dentro do veículo. Assim, se um bebê pesa 10 kg (média de peso de crianças de 1 ano de idade), na batida ele passa a pesar o correspondente a meia tonelada, quando é arremessado pelo acidente”, afirma o pediatra Moises Chencinski.
E sabe aquela voltinha rápida, que não necessita prender corretamente a criança à cadeirinha? Pois um levantamento da CET-SP mostra que metade dos acidentes fatais ocorrem a menos de 50 km de casa, sessenta por cento deles com menos de trinta minutos de passeio.  “É na hora em que o pai está mais relaxado que o pior pode acontecer. Ele se esquece de adotar medidas simples. Na maioria desses acidentes a criança não estava sendo transportada na cadeirinha ou da maneira correta”, afirma o especialista.
Estudos americanos sobre o uso das cadeiras de segurança para crianças revelam que a instalação e uso adequado da cadeira diminuem os riscos de morte em até 71%. “Sempre que uma criança não estiver adequadamente acomodada no carro, independentemente da velocidade, se o acidente não for fatal há riscos enormes de traumatismos crânio-encefálicos, de coluna e ferimentos cortantes que podem deixar seqüelas graves”, acrescenta o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário