segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Transtorno de movimento pode causar mal-estar

            Muitas crianças sentem enjôo e mal-estar quando viajam de carro, ônibus ou avião. Esse problema, denominado cinetose, ocorre quando o corpo está parado e o ambiente em movimento, causando um conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal.  

Segundo o médico otoneurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Ítalo Roberto Torres de Medeiros, enjôos e vômitos provocados por sensação de movimento são comuns e acometem principalmente as crianças porque elas possuem o labirinto - centro de equilíbrio localizado no interior do ouvido - imaturo.  

No entanto, o problema pode também estar relacionado à má alimentação, que prejudica o funcionamento do labirinto. “Ao ingerir alimentos ricos em açúcares e gorduras, o paciente prejudica o funcionamento do labirinto e, consequentemente, fica mais vulnerável a esses sintomas”, explica o especialista. Para prevenir o mal-estar, o ideal é fazer refeições leves antes de viajar e, se necessário, tomar medicamento à base de dimenidrinato, um antiemético com ação anti-histaminica. Esse princípio ativo é seguro para gestantes e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário