quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comidas saudáveis nas festas juninas

O inverno está chegando e junto com ele as deliciosas festas juninas que vem (literalmente) recheadas de gostosuras e, é claro, de muitas calorias. Amendoim, pipoca, milho verde e quentão são alguns dos itens obrigatórios e, também, os mais calóricos. O clima frio e a variedade de iguarias induzem ao exagero e ao descontrole alimentar. 

Segundo o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital e Maternidade São Luiz, o ideal é se policiar durante a festa. “Diante de tanta comida, as pessoas acabam não conseguindo escolher os alimentos que preferem e experimentam de tudo um pouco, ou muito”.
 
Os pratos mais famosos da comemoração não são vistos como vilões para o organismo em geral. O que causa preocupação é o seu preparo. “O milho, por exemplo, é rico em proteínas e carboidratos e não possui alto teor calórico, mas quando são acrescentados o sal e a manteiga, pode se tornar bem perigoso”, explica o nutrólogo. “Não precisamos encher a pipoca e o milho de sal. Eles podem ser consumidos naturalmente e continuam deliciosos. O amendoim é, de todas as especiarias, a mais calórica, principalmente, o que possui a casquinha branca e o torrado com sal”, afirma.                                 
 
O abuso dos doces também deve ser controlado e é extremamente importante se hidratar frequentemente.

Para consumir menos alimentos gordurosos, o ideal é fazer uma lanchinho antes de ir para a festa. Assim, poderão ser apreciadas todas as comidas típicas de uma forma saudável e sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário