terça-feira, 12 de junho de 2012

Doenças de pele em bebês


Quando se tem um bebê em casa, os cuidados com sua pele devem ser redobrados. Nos pequenos, ela é mais fina, tem menos cabelo e as glândulas sudoríparas são menos ativadas. Em um recém-nascido, por exemplo, a pele tem menos fibras elásticas e colágenas. Isso justifica porque na infância a penetração de substâncias tóxicas pela pele é muito maior. “É mais fácil os pequenos desenvolverem bolhas ou feridas ao serem expostos ao calor, irritantes químicos, traumatismos, além das doenças inflamatórias”, diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas. Conheça os problemas mais comuns: 

1. Dermatite seborréica: é um tipo de caspa que, geralmente, surge de forma leve na cabeça no bebê. No entanto, pode evoluir e se espalhar para outras regiões do corpo. É muito comum e pode desaparecer ao longo dos meses.
  
2. Cútis marmorata: espécie de rendilhado que surge na pele do bebê nos dias mais frios, devido a uma reação vasomotora. É considerada normal.

3. Icterícia fisiológica: mais popular, é identificada quando a pele do bebê fica em um tom amarelado; mas se não desaparece em alguns dias, um médico deve ser consultado. 

4. Substância caseosa: uma camada que recobre a pele, semelhante ao efeito do verniz. Não deve se removida, pois possui função bactericida e acaba se soltando naturalmente com a sequência de banhos.  

5. Lanugem: são pelos que alguns bebês têm no rosto, tronco e costas. Mas são eliminados de forma natural.

6. Hiperpigmentação dos genitais: alguns bebês podem apresentar um tom mais escuro nos órgãos genitais que desaparece com o tempo. 

7. Hiperplasia sebácea: são bolinhas que surgem na região do nariz e somem em pouco tempo. 

8. Dermatite das fraldas: ocorre devido à ação irritativa da amônia da urina, associada às bactérias ou fungos presentes na região. Desaparece totalmente, até sem tratamento, quando a criança para de usar fraldas.

9. Dermatite de contato: como a criança tem a pele mais delicada, é mais suscetível à alergia. Por isso, é melhor evitar talcos perfumados, hidratantes e sabonetes.  

10. Pintas e manchas de nascença: o bebê pode nascer com uma mancha vermelha na nuca, porém a lesão normalmente desaparece. Se a criança tiver alguma pinta de nascença escura deve ser avaliada por um especialista, para evitar evolução para outro tipo de lesão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário