terça-feira, 12 de junho de 2012

Estresse na infância pode acelerar o envelhecimento

Os pais fazem de tudo para proteger a criança de traumas e violência, porém abusos e estresses vivenciados na infância podem acelerar seu envelhecimento biológico, ou seja, as crianças podem parecer mais velhas do que já são, correndo o risco de morte prematura.

Neste estudo, desenvolvido na Universidade Duke (Estados Unidos), os pesquisadores observaram os telômeros do DNA, que ficam nas pontas dos cromossomos e diminuem com cada divisão de célula. Assim, eles são um indicativo confiável do envelhecimento do corpo. A literatura médica mostra que pessoas com telômeros mais longos têm chances maiores de terem tido infâncias tranquilas.

Os pesquisadores acreditam que o estresse seja o causador do encurtamento dessas estruturas, já que a violência causa maiores níveis de inflamação no corpo. Esse aumento na inflamação seria então responsável pelo menor comprimento dos telômeros. O estudo ressalta a importância vital da redução da exposição à violência em crianças – tanto do bullying quanto do abuso familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário