segunda-feira, 30 de julho de 2012

Volta às aulas é hora de colocar as vacinas em dia

Elas já tiveram o recesso de julho para brincar, descansar e passear. Agora, o momento é de voltar a estudar e reencontrar os colegas. Melhor ainda se a carteira de vacinação estiver em dia, uma ação que depende dos pais, já que as crianças são mais suscetíveis a infecções, pois têm o sistema imunológico ainda “imaturo”. A imunização é a melhor forma de proteger os baixinhos.

A coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, e a varicela (catapora), por exemplo, são doenças contagiosas que um único aluno pode facilmente espalhar aos demais colegas. Segundo a médica Isabella Ballalai, diretora da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações, o prejuízo aumenta quando lembramos que a criança terá de ficar afastada da escola por pelo menos uma semana, se não tiver complicações maiores. A especialista lembra que as crianças não têm os mesmos hábitos de higiene dos adultos, como lavar as mãos várias vezes ao dia para eliminar o risco de determinados males. “Elas costumam passar horas em salas fechadas, colocam mãos e brinquedos na boca, além da convivência com os coleguinhas durante brincadeiras e atividades. Por isso, o contágio acaba sendo maior”, afirma. 

A especialista destaca a importância de também imunizar as crianças que estão em fase escolar contra hepatite A, sarampo, caxumba, rubéola, meningite e, dependendo da região, febre amarela. “Os pais precisam estar atentos às doses de reforço de determinadas vacinas, como a de coqueluche, que deve ser aplicada entre 15 e 18 meses e 4 e 6 anos. Quando você vacina o seu filho também está contribuindo para a saúde dos outros alunos, que têm contato diário com ele”, acrescenta.

Professores e funcionários vacinados
Os profissionais que lidam com crianças também devem estar com as vacinas em dia, já que podem contrair e transmitir doenças. A médica Lucia Bricks, diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi, ressalta: “Professores e funcionários de escolas e creches precisam manter seus calendários de vacinação atualizados. Em função do aumento na incidência de coqueluche nos últimos anos e da alta transmissão da doença em escolas, a vacina acelular contra coqueluche também está indicada para esses profissionais, não apenas para proteger sua saúde, mas também para  evitar  a transmissão da  bactéria causadora da doença as crianças, que são mais vulneráveis às complicações da coqueluche”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário