quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como se livrar dos piolhos?

Todos os anos, aproximadamente 37% das crianças em idade escolar chegam em casa com a cabeça coçando. Sinal de piolho! Esses bichinhos atacam principalmente os pequenos porque eles têm um contato físico maior. O contágio pode acontecer por meio do contato direto entre cabeças (em um abraço, por exemplo), compartilhamento de chapéus, pentes ou almofadas. 

Para acabar com a infestação de vez, é importante cuidar tanto da cabeça da criança quanto de todos os familiares que convivem juntos, ou o contágio pode acontecer novamente. A dermatologista Vanessa Penteado fala sobre os cuidados a serem tomados durante o tratamento:

Uso de xampu, creme ou loção para piolhos. “As mães poderão encontrar esses produtos em qualquer farmácia. A maioria deles vem com um pente especial para remover as lêndeas. É muito importante remover todos os ovos de piolho”, diz. O pente deve ser passado pelo menos duas vezes ao dia. Se o couro cabeludo não estiver irritado, molhe o pente em uma mistura de água com vinagre, que facilita a remoção dos insetos e das lêndeas.

  • Os piolhos podem sobreviver por dois dias em roupas, toalhas e lençóis. Por isso, durante o tratamento, é necessário lavá-los em altas temperaturas, incluindo chapéus, cachecóis e casacos.
  • É importante comunicar a escola onde a criança estuda, para que os funcionários avisem os outros pais e tomem os cuidados para prevenir a infestação em outras crianças.
  • Após o tratamento, se os piolhos persistirem, repita-o e verifique os cabelos diariamente.
  • Oriente as crianças para evitarem compartilhar pentes, chapéus, toalhas e prendedores de cabelo.
  • Evite usar secador de cabelos, pois alguns produtos contra piolho são inflamáveis.
  • Travesseiros, almofadas e bichos de pelúcia que não podem ser lavados devem ser limpos a seco e mantidos em um saco plástico totalmente fechado por duas semanas.
  • Gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças até dois anos devem consultar um médico para saber qual produto usar no tratamento.

Você sabia?
Em uma infestação, cerca de 50 piolhos habitam a cabeça da criança. Cada um produz dez ovos, chamados de lêndeas, que dão origem a novos insetos em sete a dez dias. Se o problema não for cuidado e os piolhos se reproduzirem, provocando uma grande infestação, a pessoa pode até ficar anêmica, já que esses bichinhos se alimentam de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário