quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Senac Sorocaba recebe exposição sobre Jorge Amado

O Senac Sorocaba recebe, de 8 a 26 de outubro, a exposição Ojuobá – Tenda dos Milagres, em homenagem a Jorge Amado. Por meio de sua obra, o escritor baiano, que completaria 100 anos em 2012 se estivesse vivo, deu uma grande contribuição para a cultura brasileira que vai além do aspecto literário. O universo de personagens e enredos criados por Jorge Amado traduz os problemas políticos e sociais, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro, evocando um retorno às raízes nacionais. 

A mostra apresentará o acervo completo do autor, com 33 livros, com ênfase para o romance Tenda dos Milagres. O livro, publicado em 1969, serviu de inspiração para a escola de samba paulistana Mocidade Alegre criar seu samba-enredo do Carnaval de 2012.

A exposição Ojuobá contará com roupas e instrumentos musicais típicos da Bahia, como a maracá, o caxixi e o berimbau, além de ícones da culinária local como o azeite de dendê, pimenta e cocada.  Os objetos da exposição foram selecionados com base em uma pesquisa feita por alunos da turma da Aprendizagem da unidade durante o mês de setembro. 

Neste trabalho, os alunos relacionaram os objetos e aspectos culturais, religiosos, políticos e sociais da exposição com obras de Jorge Amado, apresentando trechos livros onde as peças são citadas. Além disso, o grupo apresentará em detalhes a pesquisa no evento Conhecendo o Brasil - O Retrato de um Amado, dia 18 de outubro.

Minissérie Tenda dos Milagres:
Outra atração da mostra é a exibição dessa famosa minissérie, transmitida em 1985 pela Rede Globo. As exibições têm entrada gratuita e acontecem no auditório do Senac nos dias 8 e 11 de outubro  às 16 horas, dia 16 às 19h30, dia 17 às 10 horas, dia 18 às 16 horas, dia 19 às 10 horas e dia 26 às 16 horas.

Senac Sorocaba
Avenida Nogueira Padilha, 2.392

De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas
(15) 3412.2500 

Nenhum comentário:

Postar um comentário