quinta-feira, 11 de julho de 2013

Proteja seu bebê da bronquiolite


Respiração com chiado no peito, irritação, falta de ar, choro frequente e tosse podem ser sinais de Bronquiolite. A doença é causada por alguns vírus, especialmente pelo vírus sincicial respiratório, e acomete crianças, em geral abaixo de 2 anos, e particularmente nos primeiros 6 meses de vida.

A incidência da bronqueolite é maior nos meses de outono e inverno e, pela alta contagiosidade, os riscos são maiores principalmente em crianças que frequentam creches e escolinhas.

Sintomas

De acordo com a especialista Sonia de Lourdes Liston Colina, pediatra do serviço de emergência do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os sintomas da bronqueolite são bem definidos como tosse, chiado no peito e falta de ar, podendo variar a intensidade de acordo com cada caso. "Os pais devem ficar atentos para o surgimento de cansaço na respiração, irritabilidade (choro frequente) e tosse persistente. Nestes casos devem procurar o serviço médico de emergência para que a criança possa ser avaliada quanto à gravidade do caso e receba as medicações necessárias".

Tratamento

Em alguns casos, que evoluem com baixa oxigenação é necessário um atendimento mais cuidadoso, podendo levar à internação. A complicação mais comum é broncopneumonia.

Recomendações

Evite ambientes fechados nas estações de outono e inverno. Cuide da higienização, lavem bem as mãos ao ter contato com o bebê ou use álcool em gel. Se possível, evitar o contato com outras crianças resfriadas.

Fonte:
Tree Comunicação

















Nenhum comentário:

Postar um comentário