domingo, 5 de setembro de 2010

Narizinho deve ser hidratado contra a poluição

Tão importante quanto usar filtro solar, toda a população deve criar o hábito de manter as vias respiratórias hidratadas, principalmente em épocas de grandes secas – com o aumento da poluição – e em ambientes com ar condicionado.

Como pais, vemos que as crianças são as principais vítimas, acometidas por um grande número de doenças respiratórias e de internações hospitalares. Tudo isso porque o nariz é a primeira linha de defesa do sistema respiratório contra a entrada dos agentes agressores. Quando desidratado, resulta na redução da frequência do batimento ciliar (aquela fina camada de cílios microscópicos da parte interna do nariz) e compromete a filtragem das partículas poluidoras, que entram no organismo e podem causar infecções respiratórias, intensificar crises de asma e até mesmo provar lesões pulmonares.

Por isso, pingar algumas gotas de soro fisiológico nas narinas das crianças garante o funcionamento das vias aéreas superiores e impede que partículas poluentes prejudiquem o sistema respiratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário