quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Transtorno Obsessivo Compulsivo afeta mais as crianças sensíveis

Estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que crianças muito sensíveis têm mais tendência a desenvolverem comportamentos ritualísticos, como, por exemplo, andar apenas em determinadas lajotas da casa ou abrir e fechar diversas vezes a mesma porta. Isso, se repetido no longo prazo, pode levar ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Dois estudos foram desenvolvidos para mapear a conexão entre o processamento sensorial, os rituais e o TOC. No primeiro estudo, os pais de crianças em idade pré-escolar responderam três questionários sobre o comportamento do filho. Foram avaliados: a necessidade de repetir determinados atos, o nível de ansiedade (reação a estranhos e apego aos familiares) e reações diante de eventos sensoriais (ser tocado ou exposto a sabores e odores). No segundo, 314 adultos responderam às mesmas questões sobre suas tendências ao TOC. Os pesquisadores concluíram que a hipersensibilidade na infância pode levar ao Transtorno Obsessivo Compulsivo na fase adulta.

"Se você vê que uma criança é muito rígida com os rituais, tornando-se ansiosa quando não consegue desenvolver algum comportamento ritualístico, é mais alarmante", explicam os pesquisadores. Eles afirmam ainda que a idade é um fator importante. Um hábito verificado até os 6 anos de idade não desencadeia necessariamente o TOC. Mas, se o mesmo comportamento continua aos 8 anos ou mais, é preciso atenção, principalmente se as ações forem acompanhadas de ansiedade ou angústia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário