terça-feira, 12 de junho de 2012

Exercícios físicos na infância equilibram níveis de triglicérides

Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista e publicado na Biblioteca Virtual da Fapesp mostra que iniciar atividade física apenas na fase adulta não previne a dislipidemia, doença que provoca alteração dos níveis de gordura no sangue –  triglicérides, além de LDL (colesterol ruim) e HDL (o colesterol bom) – e atinge cerca de 16% da população brasileira.

Os pesquisadores entrevistaram 2.720 adultos a fim de saber se eles praticaram atividades físicas na infância (7 a 10 anos), adolescência (11 a 17 anos) e idade adulta, e se haviam recebido resultados de "colesterol alto"
, "baixo colesterol bom" ou "alto colesterol ruim" no último exame de sangue. Com base nas respostas, constatou-se que a falta de exercícios na infância e na adolescência foi associada a um maior número de quadros de dislipidemia na idade adulta. Além disso, os pesquisadores notaram que os adultos vítimas da doença que não praticaram atividades esportivas na infância, mas que iniciaram exercícios de intensidade leve após o diagnóstico, não apresentaram melhoras na doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário